Me formei "colando". Estou arrependido. Ajuda e Dúvidas

Pergunte, responda ou participar das discussões gerais sobre Construção, Arquitetura, Engenharia e Obras em geral. (Clique em "Discussões Gerais" e ao entrar, para perguntar clique em "NOVO TÓPICO").
Lsantos

Me formei "colando". Estou arrependido. Ajuda e Dúvidas

Mensagempor Lsantos » 26/Abr/2016, 14:49

Bom dia , Issac.
Com certa frequência tenho pesquisado diversos assuntos do meio da Construção Civil e, uma vez ou outra, vejo respostas que você divulga, esclarecendo dúvidas de colegas da área.
Sou Engenheiro Civil e infelizmente na minha graduação levei o curso com a barriga. :oops: Não estudava muito, estudava, sim, para as provas. Hoje reconheço meu erro e me encontro atualmente correndo atrás do tempo perdido. ;) Graças a Deus não tenho medo de desafios. Nunca me neguei a ir atrás do que fosse possível para poder concluir um trabalho que aparecesse, mas me sinto inseguro ainda no meio profissional. :shock:
Por isso queria sua ajuda com indicações e esclarecimentos de onde posso começar a estudar p ganhar mais conhecimentos e suprir meu déficit de conhecimento, que me arrependo profundamente. Você poderia me ajudar?? Começaria por onde??
Obrigado. Forte abraço. :D

Isaac de Cristo

Re: Me formei "colando". Estou arrependido. Ajuda e Dúvidas

Mensagempor Isaac de Cristo » 26/Abr/2016, 15:02

Prezado LSantos,

Independentemente de se falar em crise, o mercado é muito diversificado. Sendo assim, mesmo os profissionais que levaram os estudos bem a sério, devem escolher um seguimento a seguir. Para você sugiro que escolha um, o qual você tenha boa afinidade, senão você terá um "bilhão" de coisas a estudar e isso seria INVIÁVEL. Uma vez escolhido o seguimento, aí está na hora de você partir para "reciclagem". Você deverá partir da literatura mais básica e ir se aprofundando até que sinta-se seguro a ponto de exercer com segurança as atividades condizentes.

Para continuar esta discussão, se possível, informe aqui qual seguimento profissional, dentro da engenharia, você gostaria de seguir.

Boa sorte!
Vai construir, reformar ou investir em imóveis?
Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Edição
Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto e Urbanista (CAU/BR: 171432-5)

http://www.isaacdecristo.com.br

Lsantos

Me formei "colando". Estou arrependido.

Mensagempor Lsantos » 26/Abr/2016, 17:44

Obrigado pela resposta Isaac. Bem, gosto de estar em campo, na obra. Aquele profissional "faz tudo".
Atualmente tenho uma empresa, deixada de herança. Estou atrás de obras públicas, inclusive estou participando de 5 licitações aqui no meu Estado, tendo vencido uma, aguardando assinatura de contrato.
Nada fiz.. Orçamento paguei para fazerem por mim. Só fiz analisar, observando as composições de preços unitários, composição de bdi e encargos para ver se estavam dentro do que pedia os Editais. Mas nada que eu tenha segurança... Como disse não tenho medo..Vou metendo a "cara".
A questão é a segurança mesmo no que se está fazendo. Você também, poder opinar e não somente confiar em outros profissionais. Entendeu?
Abraços.

Isaac de Cristo

Re: Me formei "colando". Estou arrependido

Mensagempor Isaac de Cristo » 26/Abr/2016, 19:05

Prezado LSantos,

Olha, agora fica mais fácil direcionar a discussão. Neste caso, você deve se preocupar muito mais com a GESTÃO das obras. Pois como administrador, esta é a parte que mais vai exigir de você no momento - e não pense nem de longe que isso é uma tarefa fácil. Aí, a crise é um agravante... A esse respeito, você deve DOMINAR o "Planejamento" e por consequência o Gerenciamento de cada obra - este conjunto de gerenciamento e planejamento é nesse contexto, parte relevante da administração da Empresa. Nesse caso, nem quero entrar muito nos detalhes de cada projeto e conhecimento específico de cada parte da obra. Mas quero lembrar das ferramentas técnicas de gerenciamento, a saber, MSProject, softwares tipo ERP - Enterprise Resource Planning, Planilhas, etc. Estes você deve dominar.

Bom, se você quiser ser mais específico em alguma área diretamente relacionada à obra propriamente dita, sugiro afinar-se com ORÇAMENTO e SUPRIMENTOS, pois estes elementos são primordiais para o sucesso do negócio. Quando digo orçamento, refiro-me aos custos e quantificação de materiais e de mão de obra. No tocante à mão de obra, atente-se para a GESTÃO DE PESSOAS. Já quando me refiro a suprimentos, digo respeito à aquisição de materiais, o que pode lhe dar muito maior e melhor COMPETITIVIDADE no mercado.

Claro que este assunto jamais se esgotará em um simples post de fórum, mas com as colocações que fiz, creio que abri um leque de várias discussões que podemos aprimorar aqui. Não obstante, a depender do porte de sua empresa, sugiro a você cercar-se de profissionais competentes para que os negócios andem bem, principalmente nesses tempos de crise.

Boa sorte!
Vai construir, reformar ou investir em imóveis?
Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Edição
Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto e Urbanista (CAU/BR: 171432-5)

http://www.isaacdecristo.com.br

Voltar para “Discussões Gerais”