Livro Conhecendo Obras - Parte I - 3ª Edição

Conhecendo Obras • Ver Tópico - CONTRUÇÃO EM TERRENO DESNIVELADO

CONTRUÇÃO EM TERRENO DESNIVELADO

Espaço para discussões sobre quaisquer assuntos relacionados à Construção Civil não condizentes com os demais fóruns

CONTRUÇÃO EM TERRENO DESNIVELADO

Mensagempor leonardoribeiro » Seg Jun 07, 2010 03:00

TENHO EM VISTA UM TERRENO COM UM GRANDE DESNIVEL, NO SEU PONTO MAIS BAIXO O DESNIVEL CHEGA A 3M.
POREM ESTIVE PENSANDO EM ATERRAR O TERRENO QUE É DE 20 x 30, SOMENTE ATÉ SUA METADE, E DEIXANDO TB SEM ATERRAR UM ESPACO
JUNTO AO MURO DE UNS 4M. COMO NA FIGURA1.
O CUSTO DA COMPRA DESSE TERRENO ESTÁ SAINDO PELA METADE DO PRECO. SERIA VIÁVEL?
ESTAVA PENSANDO EM FAZER A CASA EM DOIS NÍVEIS NA PARTE DO FUNDO, APROVEITANDO O DESNÍVEL.
SENDO ASSIM, O MURO DE ARRIMO DO FUNDO TERIA MAIS OU MENOS 1,5M DE ALTURA.
FICARIA MUITO CARO A FUNDACAO DESSA CASA?
Anexos
terreno.jpg
FIGURA1
terreno.jpg (16.03 KiB) Visualizado 5906 vezes
leonardoribeiro

Data de registro: Seg Jun 07, 2010 02:38

Re: CONTRUÇÃO EM TERRENO DESNIVELADO

Mensagempor IsaacdeCristo » Seg Jun 07, 2010 07:01

Caro Leonardo,

Conforme transcrevo a seguir, trecho do capítulo O terreno do meu livro "Conecendo Obras", a declividade do terreno não deve ser encarada como uma desvantagem:

"(...)adquirir um terreno desses, mesmo que você tenha algum gasto a mais na obra, você só estará compensando o custo que foi mais em conta na compra do terreno. O importante disso é que com um arquiteto criativo, e você pode explorar isso nele, você estará diante de outras tantas possibilidades de projeto e partido arquitetônico para seu imóvel. Em outras palavras, terrenos ditos acidentados ou não planos, podem dar muito mais possibilidade de criação para os arquitetos. O resultado poderá ser uma edificação esteticamente mais elaborada e pouco convencional. Só pra citar algum exemplo, imagine que em um terreno “acidentado” será mais fácil você ter uma casa dinâmica com ambientes em níveis diferentes que se interligam por degraus. Situação esta que, quando bem trabalhada ou projetada e posteriormente bem decorada, lhe deixará feliz muito mais do que se fosse feita num terreno convencionalmente plano. Aliás, nesse aspecto ... "

Considerando o queescrevi acima, você poderá reduzir substancialmente os custos e ainda ganhar em funcionalidade e beleza na sua edificação.

CONTINUE POSTANDO PARA ESCLARECER SUAS DÚVIDAS OU AS DE OUTROS USUÁRIOS!
SURPREENDA ENGENHEIROS, ARQUITETOS E MESTRES-DE-OBRAS COM AS DICAS DESTE LIVRO:
Imagem
IsaacdeCristo

Data de registro: Seg Jul 06, 2009 12:44

Mensagempor RCarreto » Qui Jul 08, 2010 08:16

Leonardo, tenho um terreno de 20x25 com as mesmas características.

Optei por fazer um muro de arrimo e aterrá-lo.

Compensei tudo isso pelo custo de aquisição do terreno. Ele pronto e acabado saiu um pouco mais caro que um terreno em minha cidade, que é de 10x25.

Aliás, quis fazer o aterro para aproveitar a vista que terei após minha casa ficar pronta.

Se quiser acompanhar minha peleja, acesse o blog que criei do passo a passo da minha construção: http://nossosobrado-iniciodasobras.blogspot.com.

Começaremos as obras até o final de agosto, se DEUS quiser.

Abç!
RCarreto

Data de registro: Qua Abr 14, 2010 02:31

Mensagempor EdilsonTiradentes » Qui Set 02, 2010 02:18

Prezado Leonardo, tenho um terreno em desnível também e, pesquisando na Internet e conversando com alguns construtores, fiquei com a impressão de que, ao construir sobre aterro o ideal é fazer a fundação (estaca) chegar até o solo mais firme, o que demanda maior gasto com material. Assim, teoricamente, se você aproveita o desnível, além de economizar no serviço de aterramento, talvez diminua o custo na fundação. Não estou considerando aí a questão do escoamento de água que, dependendo do jeito que for feito, pode encarecer no final. É minha opinião, mas gostaria de saber o que o Isaac pensa disso.

Rogério, pegando carona na sua mensagem também, entendi pelo projeto no seu blog que no fundo da casa haverá uma piscina. Entretanto, você nivelou todo o terreno. Houve alguma orientação técnica para que isso fosse feito, uma vez que para instalar a piscina a terra terá que ser escavada? Você aventou a possibilidade de deixar (mesmo que parcialmente) o buraco da piscina sem aterrar?

Caro Isaac, igual ao caso dos amigos acima, meu terreno é caído para o fundo. Tem 12 de largura por 37 de comprimento. No final, acredito que o desnível seja aproximadamente de 1,5m. Pensei em fazer neste desnível uma construção para abrigar um estúdio de guitarra (para meu filho) e um outro ambiente, para por aparelhos de ginástica, ou algo parecido. O fato de ser como um porão deve favorecer a questão da acústica, acredito. Além disso, também pensei em instalar uma piscina de fibra, de 8x4m, a partir da metade do lote, em direção ao fundo, e só acrescentar a terra em volta da piscina.

Isaac, consultando um arquiteto, o mesmo me disse que não haveria necessidade dele ver meu terreno, para fazer o projeto arquitetônico, de aproximadamente 250m2. Nesse caso, quando ele for fazer o projeto estrutural, pode ser feito sem ver o terreno, devo contratar um agrimensor para fazer o levantamento topográfico ou devo exigir do arquiteto a visita ao lote? Não quero que ele mande aterrar sem nem ao menos ver se há possibilidade de aproveitar o desnível. Acho que, quando se faz o projeto arquitetônico, todos os aspectos devem ser considerados, inclusive se algum ambiente vai ser rebaixado em relação ao outro, como você comentou, interligado por degraus. É aí que a gente vê a capacidade de criação dos arquitetos, eu acho...

Abraço a todos,

Edilson Tiradentes
EdilsonTiradentes

Data de registro: Qui Set 02, 2010 01:58

Mensagempor IsaacdeCristo » Ter Set 14, 2010 09:20

Imagem

Caro Tiradentes,

Particularmente gosto de projetar depois de ver o terreno, na verdade, não apenas o terreno, mas toda a vizinhança e o entorno(ruas, acessos, edicicações, árvores, ventos, etc.). Tais informações só poderiam ser substituídas por um levantamento cadastral "completo".

CONTINUE POSTANDO PARA ESCLARECER SUAS DÚVIDAS OU AS DE OUTROS USUÁRIOS!
SURPREENDA ENGENHEIROS, ARQUITETOS E MESTRES-DE-OBRAS COM AS DICAS DESTE LIVRO:
Imagem
IsaacdeCristo

Data de registro: Seg Jul 06, 2009 12:44

Retornar para Discussões Gerais